quarta-feira, 20 de junho de 2007

Tá com problemas? Então SORRIA! rsrsrs...

Arthur: How many fingers do you see?
Hunter: Four.
Arthur: No no! Look beyond the fingers! Now tell me how many you see?


Arthur: You're focusing on the problem. If you focus on the problem, you can't see the solution. Never focus on the problem! … How many do you see?

(Hunter keeps staring at his four fingers, without knowing exactly what to do or say…)

Arthur: Look beyond the fingers!

(Hunter letting the focus fade a little, looking beyond his fingers…)

Hunter: …… eight!
Arthur: Eight! eight! Yes! Eight is a good answer! See what no one else sees. See what everyone chooses not to see... out of fear, conformity or laziness. See the whole world a new each day!"


(sobre o bom humor...)

Sou “english teacher” há pouco tempo. Não estou sendo irônico! Trabalho há quase 6 anos numa escola de inglês e até cheguei a lecionar aulas particulares antes sim, mas ainda assim: pouco tempo! E foi ali na escola que eu pude ter o privilégio de passar por experiências maravilhosas, as quais me fizeram crescer demais...
O lance de trabalhar com pessoas, sabe? Lidar com aquele aluno que acredita não saber nada, quando está se desenvolvendo plenamente bem! Com as pessoas que têm mais dificuldade... ou com aqueles que adoram cutucar, procurando testar o nível de inglês do teacher!! (É eles sempre aparecem! heheheh... Pra esses eu costumo dizer: “Pô! Não sei tudo nem em português! Que dirá em inglês?? hahahaha… mas daí eu procuro uma resposta para aquela dúvida que eu não souber responder e levo na aula seguinte, claro... rs). E quando surgem os “carrancudos-caras-fechada” que não gostam de NENHUM tipo de piadinha nem de qualquer gracinha?? Puxa!! Com esses que eu aprendi muita coisa! Têm alguns que são muito “de brincadeira” e, realmente, acaba sendo uma missão não tão fácil convencê-los a dar um sorriso em sala de aula (será que eles acreditam que, se fizerem isso, vão deixar de aprender?? rsrsrs...).
Fato é que eu sempre fui meio “palhação” (mesmo sem querer... às vezes acaba acontecendo.. rs). E isso no dia-a-dia! Seja com os amigos, com a família, no trabalho... sempre enxerguei o bom humor como sendo uma bela solução para as mais diversas situações!
“Bobo”, “crianção”, “idiota”... é... às vezes dizem que sou isso sim. E quer saber? Sou mesmo! E digo mais: Se todos levassem a vida um pouco menos a sério (não confunda com “irresponsabilidade”!), as coisas seriam muito melhores pra todo mundo! Você pensa que não? Vamulá… vou tentar exemplificar:

Você trabalha o dia todo, convive com várias pessoas de perfis diferentes, tem coisas a entregar no trabalho, um monte de outra coisa que são solicitados que você faça e pessoas que PRESSIONAM para que tudo seja entregue o quanto antes! Fica estressado, tem um dia cheio, com um chefe que pega no seu pé.... daí, chega de noite, AULA DE INGLÊS! “Putz... ainda tenho que ir pra aula de inglês e ficar lá! Ouvindo alguém ficar falando em inglês e eu, sem entender nada...” (ahááá! Viu como eu adivinhei o que você pensa?? hehehe...). Daí começa a aula e você olha no relógio a cada 5 minutos, desejando que o tempo passe logo e tudo acabe. Pô! Coisa chata, não? Agora... você já reparou que, quando a gente se diverte, o tempo simplesmente VOA? Usando o bom humor, pode-se ensinar das mais diversas maneiras! Jogos, músicas, ou até mesmo um simples bate-papo sobre um assunto interessante...! (claro, não esquecendo de passar a matéria ali na conversa... hehehe). Quando é assim, independente de ser uma aula de inglês, física, ou qualquer outra coisa... o tempo passa mais rápido e você acaba nem percebendo! E em vez de sair da sala de aula com aquele ar de “UFA!!! AINDA BEM QUE ACABOU ESSA MERDA!”, você acaba tendo uma surpresa e faz até cara de espanto quando o sinal toca e você que tá na hora de ir embora (quando esse tipo de coisa acontece comigo, puxa! Como eu fico contente!! heheheh...).

(...um pouco sobre problemas... )

Eu falei um pouco aqui de mim... mas e você? O que acontece? “Não consegue” ficar de bom humor? Tá pra baixo por quê? Terminou um relacionamento? Tá infeliz com o trabalho? Não gosta do seu bairro ou da sua casa? .... PÔ! OLHA À SUA VOLTA! TEM TANTA GENTE MORANDO NA RUA, SEM EMPREGO, SEM TER O QUE COMER!! TANTA GENTE COM PROBLEMAS TÃO MAIORES! Se você tem um problema, MUDE O FOCO! PREOCUPE-SE COM OUTRAS COISAS MAIS IMPORTANTES! “Se você focar no problema, não conseguirá ver a solução!”*

(... problemas, com bom humor...)

Ali em cima eu dei o exemplo de como costumo usar o bom humor nas aulas. Mas esse conceito pode ser aplicado nas mais diversas situações! Fazendo questão de ser um pouco redundante: Com os amigos, com a família, com desconhecidos (por quê não, afinal?), no trabalho... independente da área em que você atua! Procure sorrir mais! Deseje bom dia, cumprimente com um abraço, com beijo no rosto ou simplesmente com um aperto de mãos mais firme! (só não vá esmagar a mão de uma moça toda delicadinha que vier falar com você! PELAMORDEDEUS!!! hehehe...).

Enfim, rir faz bem e isso é cientificamente provado! Portanto, USE E ABUSE DESSE BENEFÍCIO que é o bom humor! Você irá a passar a se sentir melhor e, ACREDITE, irá contagiar as pessoas à sua volta, fazendo com elas se sintam melhor também!

Hmmm...Sabe aquele diálogo lá em cima, em inglês? Pois é... olha ele aqui embaixo, traduzido:


Arthur Mendelson: Quantos dedos você vê?
Hunter Patch Adams: Quatro.
Arthur Mendelson: Não, não! Olhe além dos dedos! Agora me diga, quantos você vê?

Arthur Mendelson: Você está focando no problema. Se focar no problema, não conseguirá ver a solução! Nunca foque no problema! Quantos você vê?
(Patch continua olhando para os seus quatro dedos, sem saber exatamente o que fazer ou dizer…)

Arthur Mendelson: Olhe além dos dedos!

(Patch deixa a visão defocar um pouco, passando a olhar além dos dedos...)

Hunter Patch Adams: …… oito!
Arthur Mendelson: Oito! Oito! Isso! Oito é uma boa resposta! Veja o que ninguém mais vê! Veja o que todos os outros escolhem não ver... sem medo, conformismo ou preguiça. Veja um mundo todo novo a cada novo dia!”

Tá difícil de visualizar a cena? Pois então assista! Tá aqui embaixo!
(Aliás, assista o vídeo todo! Se possível, alugue o filme depois e assista também!! heheh).

Abraços a todos...








PS1: Prova de que RIR FAZ BEM: Artigo na Folha On Line
(Não gosta da “Folha”?? Bem, se você procurar no Google, encontrará muuuitas outras referências! rs..)

PS2: SIM! Sou fãzão do Patch Adams!! heheheh…

Nenhum comentário: